Zelador

Minha foto
...de repente, o que está aqui lhe apetece.

Seguidores

domingo, 22 de setembro de 2013

CAMURÇA – O OURIÇO SUSSA



Na última viagem da casa antiga para a nova era a vez de levar os cachorros, três terriers brasileiros (ex-fox paulistinha) e uma poodle preta-cinza. Só um deles, o Gilmar, o mais novo, que instalou um inferno dentro do carro, a ponto de minha mãe rezar para São Francisco. Isso foi pouco antes das dez da noite.

Chegamos junto com o caminhão e enquanto eles começavam a descarregar eu prenderia os cachorros, um de cada vez, em cárcere específico arranjado na casa. O primeiro, claro, foi o Gilmar. Cruzei toda a casa e o deixei lá, com água e comida, e retornei ao carro para pegar outro cão. Fui por um corredor do lado da casa, que culminaria no portão, passando por um pequeno canteiro da frente da casa. Ali, vi um bicho cinza tentando escapar numa lentidão de dar dó. “Putz, A Maria Augusta (a poodle) fugiu do carro”, pensei. “Não, é um gambá!”, repensei. Tentei enxotá-lo mas o bicho não tinha para onde fugir, refugiou-se, pois, num dos arbustos, eriçando o que pensava ser os pelos. Passei por ele e fui para o carro pegar outro cachorro; cuidaria daquele marsupial depois.

Na volta, o bicho estava em cima de um parapeito no afã de beber a Fanta Laranja que eu e os caras da mudança deixáramos ali inadvertidamente. O suposto gambá já havia atraído a atenção deles. Aí que eles me corrigiram:
- Isso não é gambá não, é ouriço. Fica muito bom ao forno, com batatas.

O cuidado no transporte dos cachorros aumentou. Ouriços são os alvos preferidos dos cães e tirar os espinhos é uma árdua atividade. Aprisionados os cães, fui resolver o problema do ouriço. O vagaroso mamífero acabava de derrubar um copo e tombaria a garrafa para provar daquele xarope. Foi quando fiquei a dois passos dele e disse:

- Qualé gambá? Tu não vai arrumar nada aí, meu cumpádi.

E veio aquela voz mansa, despreocupada, exibindo um pouco de surpresa:
Parecido com o Camurça


- Ih, olha o cara, véio. Me chamando de gambá, aê. Não fala coisa que tu não sabe, meu brother.
-Tá bom, seu erináceo. Mas você terá que se retirar. Estamos com uma mudança pesada aqui.
- Calma aê, mano, deixa eu só dá um trago desse drink aqui, me pareceu bem doce. Ah, antes que eu me esqueça, sou Camurça, o Ouriço Sussa.
- Camurça, sensacional! Achei que fosse Sonic.
- Pois é, malandragem, a galera não alivia nos apelidos. Sonic é meu primo japonês, mais velho. Ele curtia outras paradas, por isso aquela velocidade, tá ligado? E qual é sua graça, amigo?
- Thiago.
- Então, Thiago, vai deixar eu dar um gole neste néctar aqui do lado?
- Ô Camurça, vou fazer o seguinte: derramarei um pouco ali na calçada, você bebe, lambe aquilo lá e depois siga seu rumo, beleza?
- Podicrê. 

Camurça fazia pose para as câmeras dos celulares do pessoal da mudança. Eu levava o resto de Fanta para a calçada quando, pouco depois, ele falou:

- Aí, outra coisa, meu nobre, tu não arranjaria um cigarrinho para mim não?

Pedi um Derby para um dos caras, acendi-o e entreguei ao Camurça.

- Toma, vai lá, mete o pé depois, vai viver lá na sua floresta.
- Enquanto ainda tem, né parceiro? – E rebolou no andar para a calçada.
Esboço do Camurça em sua despedida


Camurça, o Ouriço Sussa, tinha razão: “enquanto ainda tem” um pouco de floresta. Fui arrumar algumas caixas. Quando voltei, só vi um rabo sumindo atrás de uma árvore do outro lado da rua, e uma fumacinha subindo.

Petrópolis, 22 de setembro de 2013.


6 comentários:

  1. Camurça - que simpatia - linguagem contemporânea, não vivemaisna floresta e ainda mais que gosta de Fanta Laranja - supimpa essa crônica querido Thiago - amei

    ResponderExcluir
  2. kkkkk, Thiago! Não sei o que é mais engraçado, o apelido do bicho, o desenho dele, o jeito de ele falar ou o Gilmar, que apronta toda, hahaha! Amei!

    ResponderExcluir
  3. Fanta Laranja: o ópio dos ouriços-camurças... risos!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Peste! Me diverti demais lendo esta crônica! E o Gilmar sempre crazy! Hahaha!

    ResponderExcluir
  5. O Gilmar quase rouba a cena. Ele, por temor, não iria direto ao Camurça. São Francisco o protegeu.

    ResponderExcluir
  6. Um ouriço falando "mano"? Tem certeza de que não era um gambá disfarçado? :p

    Ainda bem que o Camurça não conhece - ainda - a Fanta Uva. Ele viciaria. Mas os primos distantes dele gostam é de Coca-Cola, pelo o que dizem.

    ResponderExcluir

Trejeite