Zelador

Minha foto
...de repente, o que está aqui lhe apetece.

Seguidores

terça-feira, 24 de agosto de 2010

ENTREVISTA RADIOFÔNICA


ZYL QUATRO MEIA SETE, Rádio-ó-Pá FM, noventa e oito vírgula sete megahertz, a rádio que além de música passa a ti, caro ouvinte, um pouco da literatura mundial. Agora faremos as seis perguntas relativas ao gosto literário do ouvinte. Veremos quem está na linha. Está lá?
- Alou.
- Está lá?
- Tô aqui, mas pode falar.
- Falas tu, de onde falas pá?
- Do Brasil, estado do Rio de Janeiro.
- Ah ié, temos um brazuca na linha, honramo-nos por ter um ouvinte d’álem mar.
- A honra é toda minha.
- Então, tu já sabes do proceder de nosso programa? Temos seis perguntas relativas à literatura e esperamos que respondas sucintamente.
- Com certeza.
- Vá lá, pois, vamos à primeira pergunta: Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?
- Fare quem?
- Fahrenheit 45. Não saindo dali, que livro querias ser?
- Eu, sendo um livro... bom... fico com Crime e Castigo, de Dostoievski. Raskholnikov tem um pouco de todos os seres humanos... Dom Quixote, por que não? São tantos... há o do Saramago...
- Excelente! Vemos que gostas de literatura universal. Contudo, vamos à segunda pergunta: Já alguma vez ficaste apanhadinho por um personagem de ficção?
- Ficar como?
- Apanhadinho, apaixonado por alguma personagem de ficção?
- Apaixonado? Claro, né? Por várias. Capitu, ela é o que imaginamos de beleza. Mas fico, mesmo, com Marie Claire, do romance Dança Imóvel, do peruano Manuel Scorza, não só pela beleza, mas por suas questões em francês. Tem a Senhora de Renal..., Helena, como não? Depois de toda a guerra por causa dela; e aquela do El Túnel, de Ernesto Sábato, que...
- Muito bom, ora, temos um típico indeciso pelas paixões das divas literárias. Vamos, no entanto, à próxima pergunta: Qual foi o último livro que compraste?
-Ih... xô me lembrar... acho que foi o Nuestra América , do cubano José Martí. Um livro de poesias.
- Qual o último livro que leste?
- Édipo e o Excesso, mais uma vez, do insigne professor Gisálio Cerqueira Filho, meu eterno orientador e mentor.
- E que livros estás a ler?
- Os da mesa de cabeceira, ou os...
- O que estás a ler, ponto.
- Bom, leio dramas de Henrik Ibsen, acabei O Pato Selvagem e agora leio Romersholm.
- Que livros levarias para uma ilha deserta? Dê-nos cinco.
- Cinco, hum... xô vê: “A Servidão Humana”, de Somerset Maugham; “A Montanha Mágica”, de Thomas Mann; “Escritos Filosóficos”, do Fernando Pessoa; "Memórias Póstumas de Brás Cubas", do Machado e "Jogo de Amarelinha", do Cortázar. É o que me vem à mente agora.
- Agradecemos vossa participação. Registramos todos suas respostas cá, aguardai na linha para que nossa equipe vos comunique as regras sobre como ganhar nossos prémios. Desde já, sabeis que podes vestir uma camisola da Rádio-ó-Pá FM noventa e oito vírgula sete megahertz, a rádio que além de música passa a ti, caro ouvinte, um pouco da literatura mundial... Em Lisboa, agora, faz 13 graus...

11 comentários:

  1. Eu também resolvi participar da Rádio-ó-Pá FM noventa e outro vírgula sete megahertz:

    1. Não podendo sair do Fahrenheit 451, eu seria "Histórias de Cronópios e de Famas" [do Cortázar]

    2. Eu sempre me apaixono por tipos estúpidos como o Rob Fleming, de Alta Fidelidade [do Nick Hornby]. Não acho que isso mudaria muito em outra situação.

    3. Comprei há alguns dias "Bordados" [da Marjane Satrapi]. Fala sobre a vida sexual das mulheres iranianas. [é literatura em quadrinhos, um charme!]

    4. Último livro que li: Bordados [da Marjane Satrapi]

    5. Livros por ler [na verdade, já começados]: O Jogo da Amarelinha [Cortázar]e O Mundo é Mágico - As Aventuras de Calvin & Haroldo [Bill Watterson]: sim, sim, eu considero literatura!

    6. Para uma ilha deserta [ou qualquer outro lugar]levaria: Correspondências [Fernando Pessoa], Água Viva [Clarice Lispector], Memórias Póstumas de Brás Cubas [Machado de Assis], Alta Fidelidade [Nick Hornby] e Grande Sertão, Veredas [Guimarães Rosa].

    Bem, registre tudo aí, pois quero ganhar uns prêmios!

    [como sempre, muito bom 'te' ler!]

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que barato, Thiago, o texto. Posso te dar uma sugestão? Por que não faz uma série deles?!

    ResponderExcluir
  4. Ora, pois, mas diga lá, nobre Quintela, essa emissora de rádio tem muitos ouvintes em terras lusitanas? Fiquei imaginando um programa destes na Ilha de Vera Cruz, provavelmente a frequência no dial seria de propriedade de algum pastor...

    Que livros eu levaria para uma ilha deserta...? Sempre "me fiz" esta pergunta e nunca cheguei a uma resposta. Digo, um dia tenho uns livros; outro, já mudam. Bem, Fausto Wolff, Mark Twain, Tchekov estariam entre eles. E Bukowski também, mas só se na ilha tivesse um boteco bem sortido. João Ubaldo não iria, de ilha já chega Itaparica. Camus, Dostô e Kafka, nem pensar, numa ilha deserta? Acho que isso não daria muito certo... e nem o Lima Barreto.

    Amanhã essa listinha muda.

    Ah, faltou um? Páreo duro: Tio Patinhas by Carl Barks x Tex Willer. Sim, o que que tem? Ora, pois, largue de preconceitos! =D

    Abs, meu velho. Saudades dos teus escritos, ando devendo visitas por aqui, preciso me atualizar e descolar aquela bobagenzinha pouco importante atualmente: tempo. =P

    ResponderExcluir
  5. Vai o comentário lá no InterTextual. Enriquecedor.

    ResponderExcluir
  6. Dentre essas perguntas todas, Thiago, eu só tenho na ponta da língua a resposta a "Que livros tu levarias para uma ilha deserta?". Eu levaria só um... qualquer um do Paulo Coelho!

    Gosto de ilhas tranqüilas mas, se não tiver pelo menos um boteco e uma boa companhia feminina, não dá. Ler um livro inteiro do Paulo Coelho (exercício masoquista a que nunca me submeti) elevaria meu tédio a um ponto tal que certamente eu escaparia a nado da maldita ilha... mesmo sendo um péssimo nadador!

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Agradeço a presença no InterTextual e aproveito pra corrigir o erro de digitação acima: eu quis dizer "valeu o comentário..." rs
    Um abraço e estou esperando a próximo programa da rádio.
    :)

    ResponderExcluir
  9. Do lado do Thiago, eu nunca li na minha vida :)

    ResponderExcluir
  10. Aloha! Caro Thiago, fazia tempo não lia algo tão leve e tão bom, e te digo que ando freqüentando alguns blogues portugueses. São de modo geral muito bons. O nível lá é d'outros ó pá. Parabéns pelo seu excelente blogue vou ler mais. Abraços.

    ResponderExcluir

Trejeite