Zelador

Minha foto
...de repente, o que está aqui lhe apetece.

Seguidores

domingo, 5 de dezembro de 2010

MAIS UMA DE "ROCK"




COMBATE

Eu já sabia da polêmica. Um não gostava da opinião do outro sobre Guns ‘n’ Roses (doravante, Guns) ser uma banda rock-farofa. Eles se encontraram com a galera no Bar Arco-Íris, Lapa-RJ. Parte do pessoal iria para a Rio Scenarium, outra iria para o Teatro Odisseia para assistir a uma sequência de bandas de rock. Minha tendência era ir para este último evento, mas alguns me sugeriram ir à Casa Hombu, pois um DJ alternativo seria a atração do local. O preço “accessível”, a cerveja de garrafa e a curiosidade intensa em saber do que se tratava um DJ Alternativo levaram-me para seguir a Terceira Via.

Entrementes, os dois da discussão antiga voltaram a se enfrentar e eu ali, latão na mão, tentando entender deveras o ponto-chave do debate:

- É farofa sim! Todo mundo sabe, todos conhecem até quem não gosta e rock gosta de Sweet Child O’ Mine!
- Não é farofa nada! Algumas músicas podem ser, mas isso não quer dizer que a banda é ruim. Guns é muito bom!
- Tem razão, – eu disse – a banda pode ser farofa, mas pode ter qualidade. Smoke on the Water, Come As You Are, Cocaine e... – interrompido.
- Tudo isso farofa! É farofa!
- A música ou a banda?
- A música... e a banda também! Ah, não sei. Só sei que é farofa!
- Então, - tentei intervir de novo – há um certo reducionismo em definir uma banda ou música de farofa somente e tão-somente por causa de sua popularidade, digamos assim.

Nenhum dos dois me ouviu. Iniciaram uma disputa de quem sabia mais de bandas não-farofas:

- Conhece Boston?
- Claro, e conhece Cinderella?
- Não.
- Tá vendo? E aí, conhece Misfits?
- Também não, conhece Kansas?
- Óbvio que eu conheço! Doghouselords? Fairport Convention?
- Aí não, quem conhece banda é ele aqui – eu, no caso. E Poison? Conhece.

E ainda no caso eu ficava olhado para os dois alternadamente a cada desafio lançado. Só Kid Vinil seria o melhor árbitro de tal peleja. Continuavam:

- Putz, claro, é meio farofa mas é legal...
- Ah! Viu só! E Skid Row?

Aí mandei a questão, na minha vez de interrompê-los. Simulei um acorde de guitarra bem heavy metal:
- E Tchaikovsky? – pléunnn – Conhecem?
- Não...
- Essa não...
- Mas, peraí, já ouvi falar sim... Ah! Bobo.
- Pô, brother, não confunde a gente!
- Pô digo eu, a discussão não iria a lugar nenhum. É a vez de quem pegar a cerveja?
- Sua mesmo.
- Podes crer.

Quando voltei, outros tinham se juntado à roda e a celeuma anterior ameaçava voltar, mas com outros participantes. Entreguei as latinhas para os que me pediram e sugeri:

- Então, procure na Internet a Marcha Eslava, de Tchaikovsky. É meio farofa, muita gente conhece ou já a regeu, até na China, mas tem qualidade. É estilo hardcore melódico. Mas já a música 1812 é heavy metal!

Opa, esquecia-me do DJ Alternativo, que na verdade eram dois. Não só as músicas como o visual de ambos eram alternativos, mas isso será descrito em outra ocasião.

Petrópolis, 5 de dezembro de 2010.

7 comentários:

  1. Já ouviu falar do Def Leppard? Já ouviu falar do Tesla? Já ouviu falar do Motley Crue? ( Vince Neil continua vivo sabe-se lá como)Já ouviu falar de bandas com nomes feios como Quiet Riot, Ratt, Twisted Sisters e - minha nossa! - Bon Jovi, este o ícone da farofa?

    Nada supera o New York Dolls, pai e mãe do gênero e que foi - veja! - homenageado pelo Guns no disco do macarrão! Axl Enrolose não esconde as origens, teve até Nazareth...só faltou mesmo ELO!

    Tchaikovsky é bom, mas heavy metal mesmo é o Wagner, e sem ser farofa. Aliás, falando nisso, um tal de Yngwie Malmsteen - e tome farofa, glam, purpurina e pose - tirou umas notas clássicas na guitarra e ficaram muito boas, mesmo com um certo exagero. Bom, mas até aí,méritos do guitarrista sueco, que entendeu que Chopin era um grande compositor, e não um chopinho, como já ouvi alguém dizer...

    E o (ex) Guns n´Roses tem lá suas farofadas, mas era muito boa banda. Era porque Axl Enrolose insiste em carregar este freak show com um bando de guitarristas contratados assassinando os solos de Rocket Queen, que o Slash, por aí pela estrada, conserta para o nosso alívio. Aliás, o Slash foi recusado pelo Poison porque era muito feio. Isso nem é mais farofa, é quase uma boy band emo! =D

    Abraço, farofeito! Unskinny Bo-bo-bo-bop´aaa...

    ResponderExcluir
  2. Thiago

    Grato pela visita e comentário.

    O link de seu blog foi adicionado lá no BONDeindica.

    Um abração

    ResponderExcluir
  3. E o mais inteligente é o que conhece mais bandas desconhecidas? Ai, eu não guento esses papos, heheh :)

    ResponderExcluir
  4. Gostei do "hardcore melódico". Quanto ás bandas lembro-me de alguns nomes e algo que soava aos meus ouvidos sensíveis como um barulheira quando minhas filhas deixavam aquilo tocando o dia inteiro - felixmente esse tempo já pasou

    ResponderExcluir
  5. vc e as suas histórias q rendem posts neh rsrs vc tá aki no rio? eu cheguei na sexta.

    ResponderExcluir
  6. Quer coisa mais norte-americana do que uma banda com vocalista que usa shortinho com a estampa da bandeira dos EUA e que tem o nome que faz referência à guerra e à paz? Isso pra mim é farofa... mas sabe, tirando essa politicagem toda, eu gosto dos caras, da época que faziam parte do Top 20 MTV.
    [hoje em dia há coisas horríveis fazendo parte do Top 5, imagine do Top 20!]

    ResponderExcluir
  7. Ahh, mas a galera se prendia às músicas "senta e chora" do Guns e nem davam uma chance às outras músicas dos álbuns! Era farofa melhor que a do Sérgio Malandro!
    Xero Peste!

    ResponderExcluir

Trejeite