Zelador

Minha foto
...de repente, o que está aqui lhe apetece.

Seguidores

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CONSCIÊNCIA, MISSÃO E LEI

Filme Polícia,Adjetivo , Romênia,2009.

Foi por causa da resenha do Professor Carlos Magalhães que logo me motivei a ver o filme "Politist adjectiv" que também poderia ser traduzido ou recebido a versão de Policial, adjetivo. Horas depois de ler a resenha poderia assisti-lo pelo Telecine Cult, reprise, 2:15, logo depois do jogo Brasil x Colômbia do Pré-olímpico de futebol.

Recomendo-o a todos, e mais ainda aos que gostam de arte e ciências humanas. Mas sugiro, com veemência, que professores, pesquisadores e alunos das Ciências Sociais, Filosofia, Direito utilizem a película como material didático.

"Mas sugiro, com veemência"? o que eu quis dizer com isso? Como se pode sugerir algo com veemência? Se usasse a expressão "recomendo muito" o sentido ficaria mais brando e, logo, menos repressivo?

O protagonista Cristi, casado, trinta e tantos anos, talvez, é um policial lotado numa delegacia de Bucareste. Digno homem da lei (Moral? Material?, da Constituição? Da Lei em si, se ela existir? Da Consciência?. Ele recebera a missão de investigar, perseguir e flagrar um usuário de haxixe e, naturalmente, prendê-lo; depois ou ao mesmo tempo, procuraria o traficante. Simples. Simples como suas razões no diálogo que tem com seu colega de departamento.
- Salut Cristi.
- Tem um lugar para mim lá onde vocês jogam Futitênis? Quero perder a barriga.
- Não. É melhor você dar umas corridas. Você não joga bem.
- Mas você nunca me viu jogar!
- Nem precisa, você joga mal futebol. Vai nos atrapalhar.
- Nem uma chance?
- Não, é melhor não. Corra, você perderá a barriga mais rapidamente.
- ... tudo bem. Salut.
- Salut.
(Traduzido diretamente do romeno, menos o "salut")

Todavia, os relatórios de Cristi sobre o caso não mostravam um discurso semelhante ao diálogo, bem como, possivelmente, seu sentimento era ainda... vacilante.

"Em vez de prender este garoto, que nada tem de anormal dentro da sociedade que se procura ser ideal, poderia haver uma solução. Quem sabe ir direto ao traficante? Sete anos de prisão para aquele estudante? Até porque, a Europa toda está fumando, em Praga mesmo, e Amsterdã, então?"

A direção de Corneliu Porumboiu , coincidentemente de minha geração, espelhou-se em Michelangelo Antonionni na intensidade das cenas, dando uma impressão de filme "muito parado" dentro do padrão frenético dos filmes policiais e de ação. Entretanto, por isso mesmo que podemos reparar nos detalhes, como se as cenas tivessem saído das folhas de "Memórias do Subsolo", de Doistoiévski ou das descrições de Albert Camus, em "A Queda". É intenso, e muito movimentado para nossas mentes.

Pode parecer parado também porque não há aquela trilha sonora especial para a audiência. A música vem do que as personagens estão ouvindo. Mirabela Dauer, famosa cantora e letrista da Romênia antes e depois do regime comunista, é ouvida por Anca, a mulher de Cristi.

Dá-se a impressão que o casal passa por uma séria crise, mas quando parece que vai se degringolar uma discussão, há troca de gentilezas, aquiescências de opiniões, aceitação de críticas. E nessas conversas entram questões gramáticas e semânticas; filosóficas e literárias sobre a letra da música da, agora para mim famosa - perdoem-me os romenos - Mirabela Dauer. Razão x emoção, concreto x abstrato. Tomismo. Linguística...

O trailer está nos links. Prestem atenção nos diálogos e na música. Língua (limba) latina e sotaque eslavo. Muito interessante. Ah! E a cerveja que ele toma é a Skol europeia!

Multimesc, salut


Reparem no muro atrás. Há uma pichação de Forta Steaua (Força Steaua [Bucureşti]), time de futebol mais popular da Romênia. Mas há também, vocês verão, o símbolo do Chicago Bulls pichado. Achei interessante

11 comentários:

  1. Muito bom, Thiago! O legal da "lentidão" é a chance de observar o obsevador e o ambiente, não é?

    Fiz mais um post continuando a discussão.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Vou assistir Thaigo...depois eu conto minhas impressões imprecisas !

    Valeu a dica !

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Hum...as referências literárias relativas a "Notas do Subsolo" e "A Queda" ( pai e filho intimistas) já me dão alguma ideia da película em si.

    Topo o desafio! Vou dar uma olhada!

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Excelente resenha, Thiago. Vou ficar de olho numa eventual reprise.

    ResponderExcluir
  5. Thiago

    Bom dia


    Em relação ao seu comentário, na matéria sobre a prisão de pequenos traficantes que postei no BONDeblog, observo que na "modalidade" crime de trânsito, ocorre quase que a mesma impunidade, para pobres e ricos, diferente do que acontece em outros tipos, como no tráfico por exemplo, onde rico é viciado/dependente, e pobre quase sempre é enquadrado. Há muito de comum com essa sua postagem. Vou atender a sua recomendação veemente, e assistir.

    Um grande abraço

    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Oi, Thiago! Vim aqui retribuir a visita e o comentário sobre o Portella, e avisar (em primeirírrima mão) que haverá em breve uma filial do Portella no Rio (em Santa Teresa). E me deparei com essa dica de filme interessantíssima, que meu sogro é da Romênia, ou seja, o país e sua desconhecida cultura nos interessam particularmente. abs

    ResponderExcluir
  7. Thiago. Olha eu aqui te fazendo uma visita. Muito obrigada por comentar e apreciar a postagem que o João fez no Castelo. Ele é só elogios pra você rs'
    Estou seguindo seu blog. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Bacana! Valeu pela dica. Jurei que você ia dizer que estava pichado "Nadja Comaneci" ali atrás =))). Saudações desgovernadas!

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito, primo! Você conseguiu entrelaçar a universalidade desses temas num texto cheio de conteúdo, e de leitura agradável e divertida. Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Sempre nos fazendo aproximar da arte [seja ela literária, musical ou cinematográfica] como poucos a vê =)

    ResponderExcluir
  11. Mă bucur să vă citiţi! (claro que usei o tradutor!) rsrs .Achei super interessante sua forma erudita e ao mesmo tempo simples de passar através de suas crônicas e artigos cultura, arte e informação. Adorei esse texto, não conhecia até então nada sobre Romênia (nada além da sua geografia, pelo menos). Você é muito inteligente e observador, parabéns! Bjos e obrigada pela visita!
    PS: Adorei tb o marcador: "Cismei com a Romênia"

    ResponderExcluir

Trejeite